16/05/2014
Código de Ética e Resolução do CFM trazem orientações sobre o tema
O Conselho Regional de Medicina do Paraná tem recebido denúncias de médicos que foram abordados para participar de solenidades que envolvem premiações. Assim, o CRM-PR alerta que a participação em publicações, encartes ou solenidades que visam estabelecer listas ou ranking de “melhores médicos”, “médicos do ano” etc fere a ética profissional. Tais iniciativas têm fins comerciais e a adesão do médico a este tipo de promoção representa infração ao Código de Ética Médica, além de ferir a Resolução CFM 1974/11.
Atribuir privilégios a determinados médicos, em detrimento de outros colegas, pode caracterizar, ainda que indiretamente, autopromoção, publicidade indevida, concorrência desleal e angariação privilegiada de clientela.
A orientação do CRM-PR é para que os médicos não aceitem vincular seus nomes a esses eventos, publicações ou premiações e caso seu nome seja utilizado indevidamente informe o Conselho.
Em caso de dúvidas entre em contato com a Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos do CRM-PR pelo e-mail codame@crmpr.org.br.