16/03/2010

CRM debate vacinação contra gripe H1N1 com autoridades

O objetivo do encontro foi apresentar à SESA-PR a posição exigida pelas entidades médicas: toda a população do Paraná deve ser vacinada.



Representantes da categoria estiveram reunidos, no dia 15 de março, juntamente com membros da sociedade civil organizada, para apresentar posicionamento da classe médica em relação à gripe H1N1 no Paraná. O encontro ocorreu às 12h, na sede da Associação Médica do Paraná, e foi seguido por uma entrevista coletiva com a imprensa paranaense. Na oportunidade, o Conselho Regional de Medicina, a Associação Médica do Paraná e as Sociedades Paranaenses de Infectologia, Pediatria e Tisiologia e Doenças Torácicas solicitaram ao secretário de Estado da Saúde, Gilberto Martin, que a vacinação contra a gripe H1N1 seja universal no Paraná. "Reivindicamos que haja trabalho político e empenho para que toda população paranaense seja vacinada", afirmou o presidente do CRMPR, Miguel Ibraim Abboud Hanna Sobrinho.

O presidente da Sociedade de Infectologia (SPI), Alceu Fontana Pacheco Junior, informa que a vacina é absolutamente segura, boa e efetiva, além de não provocar, nem reproduzir, a doença naquele que for imunizado. De acordo com ele, a vacina tem alta eficácia e pode conter pandemia semelhante a de 2009. Por isso, a SPI é favorável que ela não seja restrita a determinados grupos, como propõe o Ministério da Saúde. "É fundamental bloquear a epidemia", afirmou. Ele desmentiu boatos divulgados por e-mails e informou ainda que o imunizado fica protegido deste vírus pelo resto da vida. "A vacina não contém mercúrio, nem escaleno, e não tem contra indicação, a não ser àqueles que têm alergia a ovo e bebês com até seis meses de vida", reiterou.

Para o presidente da Associação Médica do Paraná, José Fernando Macedo, é importante expor a opinião da classe médica sobre a vacinação e principalmente levantar a discussão para garantir informação verdadeira à população. "Queremos que a vacina seja estendida a todos os paranaenses e já estamos formalizando este pedido. Também queremos acabar com os mitos que se criaram em torno da vacinação", explicou.

Gilberto Pascolat, representando a Sociedade Paranaense de Pediatria, afirmou que a vacinação tem de ser estendida à faixa etária dos 2 aos 19 anos e a presidente da SPTDT, Leda Maria Rabelo, acredita que os pacientes com asma crônica em tratamento devem ser incluídos nos grupos prioritários de vacinação, pois a sociedade científica os considera doentes crônicos. A intenção das entidades é buscar apoio político de senadores e deputados federais para exigir que o MS providencie vacina a toda população do Paraná, um dos estados mais atingidos pela gripe pandêmica.

De acordo com o secretário de saúde, a SESA-PR está trabalhando para cumprir o cronograma de vacinação estipulado pelo Ministério da Saúde e informou que foram basicamente dois objetivos principais que levaram o MS a priorizar grupos: "manter íntegra a assistência à saúde para atender a população (vacinando os profissionais de saúde que atuam na linha de frente do enfrentamento da gripe) e evitar (pela vacinação) que as pessoas, que se encaixam na faixa etária diagnosticada na pandemia do ano passado como grupo de risco, tenham complicações que as levem a óbito". Ele afirmou ainda que a ampliação da campanha no Estado já foi pleiteada junto ao Governo Federal.

A superintendente de Gestão da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, Eliane Chomatas, e o diretor do Núcleo de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Moacir Gerolomo, participaram da reunião e da coletiva com jornalistas, que teve o intuito de esclarecer a população sobre a campanha de imunização, tirar dúvidas a respeito da vacina e acabar com mitos e boatos sobre o assunto. Na oportunidade, eles informaram que o Comitê de enfrentamento da Gripe continua se reunindo ininterruptamente e que a SMS tem realizado reuniões com a Secretaria de Educação para orientar educadores sobre a gripe, além de solicitar que reforcem as medidas de precaução, como lavar as mãos e manter os ambientes ventilados. "Na próxima semana vamos nos reunir também com a Associação das Escolas Particulares", afirmou Eliana Chomatas.

A primeira fase da campanha tem como público alvo profissionais de saúde e a população indígena, terminando no dia 19 de março. A expectativa é de que até o dia 21 de maio, quando encerra a campanha, cinco milhões de pessoas estejam vacinadas.



Leia mais


href="http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,criancas-devem-ser-vacinadas-contra-a-gripe-suina--afirma-especialista,524962,0.htm" target="_blank">Crianças devem ser vacinadas contra a gripe, afirma especialista (O Estado de São Paulo)


Organização Pan-Americana de Saúde diz que imunização escolar eleva eficácia do combate



href="http://amp.org.br/?p=3938" target="_blank">Médicos querem que todos sejam vacinados (AMP)



href="http://www.parana-online.com.br/editoria/cidades/news/434382/?noticia=AUTORIDADES-DEBATEM-VACINACAO-CONTRA-GRIPE-A" target="_blank">Autoridades debatem vacinação contra gripe A (O Estado do Paraná)



href="http://www.bonde.com.br/bonde.php?id_bonde=1-27--73-20100316" target="_blank">PR: entidades pedem vacina contra gripe A para todos (Folha de Londrina)



href="http://www.gazetadopovo.com.br/gripea/conteudo.phtml?tl=1&id=983171&tit=Medicos-pedem-vacina-para-todos" target="_blank"> Médicos pedem vacina para todos (Gazeta do Povo)



href="http://www.gazetadopovo.com.br/gripea/conteudo.phtml?tl=1&id=982514&tit=Tire-suas-duvidas-em-relacao-a-vacinacao" target="_blank">Tire suas dúvidas em relação à vacinação



href="http://www.gazetadopovo.com.br/midia/info_confira_o_calendario_de_vacinacao.jpg" target="_blank">Confira o calendário de vacinação



href="http://www.gazetadopovo.com.br/midia/info_veja_quais_sao_as_verdades_e_mentiras_sobre_a_vacina.jpg" target="_blank">Veja quais são as verdades e mentiras sobre a vacina




href="http://www.saude.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=1201" target="_blank">Entidades médicas e Governo tiram dúvidas sobre vacina contra Gripe A (SESA-PR)




href="http://www.novagripe.pr.gov.br" target="_blank">Boletim Epidemiológico SESA-PR

Secretaria da Saúde confirma 7 mortes e 459 casos de gripe suína no PR em 2010. Em 2009, foram 50.397 casos e 287 mortes no estado.


Fonte: CRMPR

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios