13/03/2023
O programa do CFM objetiva chancelar a qualidade das instituições de ensino no Brasil, como forma de contribuir a inserção de bons médicos no mercado de trabalho. Teve origem a partir da abertura desenfreada de cursos
O processo de acreditação de cursos de medicina, análise de qualidade, avaliação externa e outros detalhes da função de avaliadores do Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (SAEME) foram os temas abordados durante a oficina de formação para novos examinadores, realizada na quinta e sexta-feira (9 e 10), pelo CFM, na sede do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp).
O SAEME é o programa do CFM que objetiva chancelar a qualidade das instituições de ensino no Brasil, como forma de contribuir a inserção de bons médicos no mercado de trabalho. A iniciativa foi desenvolvida como resposta à necessidade de se aprimorar a qualidade da formação médica, frente ao aumento do número das escolas médicas e à crescente mobilidade profissional, como forma de garantir um cuidado à saúde de qualidade. Trata-se de um processo não regulatório e de inclusão voluntária, que complementa os processos governamentais de avaliação institucional.
Oficina de formação
A proposta de capacitação dos avaliadores visa acolher novos examinadores, reafirmar as boas práticas dos avaliadores experientes, e formar as equipes para esse ciclo de acreditação. O encontro foi aberto pelo presidente do CFM, Hiran Gallo, e pelo coordenador do SAEME, Donizetti Giamberardino Filho.
A oficina contou com palestras sobre temas como o processo de acreditação, apresentada pelo Coordenador executivo do SAEME-CFM, Milton de Arruda Martins; e uma discussão sobre instrumento do Saeme e evidências, com participação da secretária executiva do Sistema, Patricia Tempski, e os docentes Sigisfredo Brenelli Letícia Girotto, membros da assessoria técnica do SAEME.
Também entre as atividades da oficina, foi entregue o certificado de acreditação da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Veja mais detalhes em www.saeme.org.br.
Fonte: CFM