16/04/2013
O Conselho Federal de Medicina (CFM) - em nome dos médicos brasileiros - expressa seu pesar pelo falecimento do médico Fernando Gomes Correia Lima, ex-presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Piauí (CRM-PI), ocorrido na madrugada deste sábado (13), em decorrência de falência múltipla dos órgãos. A entidade se solidariza com familiares, amigos e admiradores que estão em luto pela perda deste valoroso profissional e conselheiro.
Fernando Gomes Correia Lima era médico formado pela Universidade Federal doRio de Janeiro (UFRJ), com título de mestre em Medicina pela mesma escola. Era também bacharel em Direito pelo Instituto Camilo Filho, sendo advogado regularmente escrito na OAB-PI. Em sua trajetória, acumulou passagens pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), onde foi professor titular do Departamento de Medicina Comunitária e médico do Instituto de DoençasTropicais Natan Portela.
Nas esferas política e de gestão, possuía currículo respeitável: presidente da Associação Piauiense de Medicina (1982 a 1983) e membro da Academia de Medicina do Piauí (2008). Foi fundador e primeiro presidente do Sindicato dos Médicos do Piauí (1981). Ocupou o cargo de secretário estadual de Saúde/PI (no período de março a dezembro de 2001) e a presidência do CRM-PI, de 2010 a 2012.
Como escritor, um dos trabalhos que produziu foi o livro Erro médico eresponsabilidade civil, editado numa parceira entre o Conselho Regional do Piauí e o CFM. O texto foi muito bem recebido por apresentar pertinente reflexão sobre a atuação desses profissionais e as causas das denúncias que chegam aos conselhos de medicina, não raras vezes, exploradas à exaustão pela mídia.
O velório ocorreu na sede do Conselho Regional, localizado na Rua Goiás, bairro Ilhotas, Zona Sul de Teresina. O enterro foi realizado no cemitério Jardim da Ressurreição.
Fonte: CFM