19/04/2010

CFM e Conselho do Paraná avaliam estratégias de ação política

Encontro em Curitiba faz parte de projeto de integração dos Conselhos e de valorização do trabalho e do profissional médico.



A etapa do Paraná dos encontros itinerantes da Diretoria do Conselho Federal de Medicina com os Regionais ocorreu na noite de quinta-feira (15 de abril), na sede da Casa do Médico em Curitiba. Participou da reunião a maior parte do corpo de 42 conselheiros, incluindo os que representam importantes polos regionais do Estado. Foram quase três horas de debates em torno de temas de relevância para a profissão médica e as entidades representativas, incluindo análise de especificidades e preocupações locais. Ao término, prevaleceu o consenso de que a edição foi altamente produtiva dentro do processo de integração dos Conselhos e de fixação de estratégias afins de trabalho.

Este foi o 10.º encontro oficial cumprido pelo CFM, dentro do planejamento da atual cúpula diretiva de visita aos Estados. As etapas anteriores ocorreram em Santa Catarina, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás e Alagoas, além do Rio Grande do Sul, que teve sua reunião na última quarta-feira (14). Realça o presidente do CFM, Roberto Luiz d'Avila, que "cada encontro oferece informações ricas que subsidiam o trabalho da entidade e permitem maior sintonia entre as preocupações dos médicos e as propostas em andamento". A expectativa do CFM é de que as demais jornadas, para fechar todas as regiões do país, sejam cumpridas dentro do primeiro ano da atual gestão, iniciada em outubro de 2009.

O presidente do Conselho Regional de Medicina do Paraná, Miguel Ibraim Abboud Hanna Sobrinho, exaltou a iniciativa do CFM no estreitamente das relações com os Conselhos, interpretando ainda que ela encontrou absoluta receptividade e cooperação entre os conselheiros paranaenses. "Tivemos um encontro muito proveitoso a partir do debate de temas atuais, de interesse do médico, e que há uma posição harmônica nas lutas deflagradas. Foi, também, um importante foro para se tirar dúvidas sobre principais movimentos nacionais em curso, como dos projetos do financiamento do sistema público, do ato médico, do plano de carreira no sistema público e do salário mínimo do médico".

A proliferação de novas escolas e a qualidade do ensino médico, a publicidade, a chamada medicina estética e os reflexos nos Conselhos Estaduais e Municipais da ausência de representatividade no Conselho Nacional de Saúde, em relação às políticas de saúde, foram algumas das questões levantadas pelos conselheiros paranaenses durante a jornada. Como assinala o presidente do CRMPR, mereceu atenção especial na reunião a análise de como estão sendo utilizados os recursos de comunicação para mostrar a real face dos Conselhos no cumprimento de suas funções éticas e de defesa do médico e, por conseguinte, da própria sociedade.

Miguel Ibraim Hanna Sobrinho, a exemplo dos demais conselheiros estaduais e federais, elogiou a repercussão decorrente da implantação do novo Código de Ética Médica. Contudo, disse entender a necessidade de melhor esclarecer a população de que o código de conduta, tal qual desde a sua primeira edição em 1934, é um conjunto de deveres e também de direitos dos médicos, onde, somente com equilíbrio, poderá cumprir seu propósito ético. "Precisamos ser proativos, ter plano efetivo de ação e não sempre de reação. A garantia dos direitos dos médicos, que passa pelas condições adequadas de trabalho, é a referência para cumprimento dos preceitos basilares da profissão", assinalou, sem deixar de se referir que sob outro entendimento o profissional estará ainda mais vulnerável e suscetível de cobrança da sociedade.

Ao agradecer a presença em Curitiba dos conselheiros federais, o presidente do CRMPR lembrou a relação sempre estreita das entidades e o prestigiamento ao Paraná, em especial em atividades de educação ética e educação médica continuada.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios