13/05/2016
Com a mudança no governo, conselheiro federal assume cargo de senador da República
O Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Médica Brasileira (AMB) encaminharam, nesta quinta-feira (12), carta ao novo presidente da República, Michel Temer, reafirmando a posição histórica das duas entidades na luta pela saúde brasileira. “São sabidos os posicionamentos da AMB e do CFM em relação ao momento que passa o Brasil, e especialmente no que diz respeito à saúde, à medicina e ao médico”, ressalta o documento.
A mensagem foi enviada após a sessão do Senado que votou a continuidade do processo de impeachment contra Dilma Rousseff. Depois de 21 horas de debate, 55 senadores apoiaram o afastamento dela do cargo de Presidente do Brasil por 180 dias, período durante o qual os senadores julgarão o mérito da acusação. Em seu lugar no Palácio do Planalto, assumiu Temer, vice-presidente eleito.
No texto enviado para Michel Temer, que foi assinado pelos presidentes do CFM, Carlos Vital, e da AMB, Florentino Cardoso, as duas entidades manifestaram sua disponibilidade em contribuir para a superação dos desafios que o novo Presidente da República encontrará para governar o País, sobretudo na área da saúde;
“A AMB e o CFM colocam-se à disposição para discutir um projeto de saúde para o Brasil, que contemple o Estado brasileiro, e não somente um Governo, ou um Partido”. De acordo com Vital e Cardoso, esse projeto deve ter foco em melhorias na qualidade da oferta da assistência em saúde para a população.
“Pensemos a saúde brasileira, hoje, e desenhemos a saúde do futuro”, conclui a mensagem encaminhada ao Palácio do Planalto, sintetizando o apelo das entidades médicas em nome de todos que trabalham pela saúde da população, diuturnamente.
Com as mudanças ocorridas no governo, Conselheiro do CFM, eleito por Roraima, assume cargo de senador da República
O conselheiro Wirlande da Luz, representante dos médicos de Roraima no CFM, assume vaga do senador Romero Jucá (PMDB-RR), que se licenciou do cargo para assumir o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão no governo do presidente Michel Temer. A posse está prevista para acontecer até a próxima segunda-feira (16).
Por ser primeiro suplente, Wirlande da Luz, que é filiado ao PMDB, já foi senador por seis meses, entre março de 2005 até julho do mesmo ano. Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará (UFPA), em 1981, ele é pediatra, sendo membro fundador da Associação Roraimense de Pediatria.
Desde 1999, tem participado ativamente do Conselho Regional de Medicina de Roraima (CRM-RR), do qual foi presidente de 2011 a 2013. Também já integrou o corpo de conselheiros do CFM, de 1999 a 2009. Entre outros cargos, foi secretário de Saúde de Boa Vista (2001-2005), diretor da Associação Médica Brasileira (2008-2011) e membro da Comissão de Assuntos Políticos do CFM.
Também é membro fundador da Unimed de Boa Vista, ex-diretor do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, ex-diretor de implantação do Hospital da Criança Santo Antônio. Atualmente, é aluno do Programa de Doutoramento em Bioética da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, em Portugal, além de ser professor colaborador da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Roraima (UFRR).
Fonte: Assessorias do CFM e da AMB