26/07/2012
CFM divulga nota sobre decisão do Cremesp
O Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou nota de esclarecimento sobre sua posição com relação à decisão do Conselho Regional
de São Paulo (Cremesp) de exigir a participação dos egressos de escolas médicas do Estado em um exame de fim de curso. Sem
isso, o recém-formado não poderá obter seu registro profissional. Para o CFM, o ensino médico precisa de atenção: "a qualificação
do processo de ensino, o que inclui medidas com impacto positivo sobre alunos, docentes e escolas, é fundamental para dar
segurança ao profissional em sua atuação e reduzir eventuais riscos ao paciente no atendimento".
Confira a íntegra da nota divulgada pelo CFM:
Esclarecimento do CFM acerca das Resoluções Cremesp 239
A respeito da resolução 239, do Conselho Regional de Medicina de São Paulo, que vincula a concessão do registro profissional
no Estado à participação dos egressos de cursos de graduação em exame específico organizado pela entidade, esclarecemos que:
1) O CFM concorda com a adoção de medidas que contribuam e estimulem a avaliação de estudantes e escolas médicas, tendo
em vista a necessidade a aperfeiçoar o processo de formação dos futuros e jovens profissionais, mas não tem ainda consenso
sobre a melhor abordagem para enfrentar o problema.
2) Além do exame de final de curso, semelhante ao formato proposto pelo Cremesp, existem outras possibilidades em análise,
como o exame de progresso, que seria realizado em momentos específicos - durante a graduação - e vincularia os resultados
alcançados à exigência de ações imediatas para corrigir eventuais falhas no processo.
3) A busca de soluções para crise no ensino médico, decorrente da abertura sem critérios de novas escolas médicas e de
mais vagas nas já existentes, está entre as prioridades do CFM e dos CRMs.
4) Este cenário, prejudicial ao exercício da boa medicina, tem sido denunciado à sociedade pelos conselhos de medicina,
na expectativa de que os gestores proíbam a expansão dessa rede levando em conta a falta de estrutura das escolas e a inexistência
de corpo docente qualificado, entre outros.
5) A qualificação do processo de ensino, o que inclui medidas com impacto positivo sobre alunos, docentes e escolas, é
fundamental para dar segurança ao profissional em sua atuação e reduzir eventuais riscos ao paciente no atendimento.
Fonte: CFM