15/12/2016

Associação das Mulheres Médicas homenageia pioneiras do Paraná

Encontro ocorre neste sábado, 17, no CRM-PR e terá a palestra "A poesia nas viagens", com o Dr. Sérgio Pitaki

A Associação Brasileira das Mulheres Médicas – Seção do Paraná realiza neste sábado, 19, reunião especial para encerramento das atividades de 2016 e que terá em destaque palestra com o radiologista, escritor e poeta Sérgio Augusto de Munhoz Pitaki e também homenagem a quatro médicas pioneiras da instituição e com destacada atuação em prol de seus objetivos. O encontro terá lugar na Plenária Dr. Wadir Rúpollo, na Sede do Conselho Regional de Medicina do Paraná.

O Dr. Sérgio Pitaki, que também preside a Sobrames (Sociedade Brasileira de Médicos Escritores/Paraná), vai abordar o tema “A poesia nas viagens”, com algumas passagens que integram um de seus livros, “100 mil milhas de moto”, que registram incursões pelas Américas de 2010 a 2015. Pitaki também é membro da Academia Paranaense de Medicina e diretor cultural da Associação Médica do Paraná.

As pioneiras que serão homenageadas são as médicas Dras. Enny Arlete Pioli Bassetti (66 anos de formada), Helen Anne Butler Muralha (gineco-obstetra, com 62 anos de formada), Iracema Moreira Pazos (70 de formada) e Saly Maria Bugmann Moreira (oftalmologista, com 58 anos de formada). A Dra. Helen foi uma das primeiras médicas a se registrar no CRM (tem o número 224) e a primeira a compor o corpo de conselheiros do CRM-PR.
Na oportunidade, o presidente do Conselho, Luiz Ernesto Pujol, também vai prestar homenagem à Dra. Iracema, que tem 94 anos e se constitui, hoje, numa das mais longevas médicas formadas do Paraná. A distinção foi aprovada na Reunião de Diretoria n.º 1404 e Sesão Plenária n.º 4341, de 21 de novembro de 2016.

clique para ampliar>clique para ampliarDiretoria da Associação das Mulheres Médicas do Paraná, na posse, realizada no dia 9 de outubro. (Foto: Arquivo)

A reunião da Associação das Mulheres Médicas terá as participações, dentre outras integrantes, da atual presidente, Dra. Claudia Paola Carrasco Aguilar, psiquiatra e diretora do Simepar, da vice Dra. Chang Yen-li Chain, pediatra, e ainda da diretora Dra. Ewalda Von Rosen Seeling Stahlke, que também integra o CRM-PR.

História

A Associação Brasileira de Mulheres Médicas nasceu em 16 de novembro de 1960, no Rio de Janeiro, mas contando com fundadoras espalhadas pelo Brasil, principalmente no próprio Rio, Paraná e São Paulo. Como consta do livro “A história da Associação Brasileira de Mulheres Médicas”, os objetivos iniciais da entidade – ligada à Medical Women's International Association (MWIA) – eram promover o encontro e a amizade entre as médicas, o intercâmbio científico, o estudo de problemas de saúde da comunidade em geral e o auxílio mútuo para a resolução de problemas inerentes à condição de médica, mãe de família e dona de casa. Somente seis anos depois foi criada a Seção Paraná.

A pediatra Du Su Ying, que participa da entidade desde 1971, dirigiu a Associação de 2006 a 2008, sendo depois sucedida pelas médicas Chang Yen-li Chain e Wilma Brunetti. Em outubro último foi empossada a nova diretoria, tendo à frente a Dra. Claudia Aguiar.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios