04/05/2017
Pró-Saúde assume administração do mais antigo hospital de Curitiba, a unidade psiquiátrica e Maternidade Alto Maracanã
Em comunicado feito esta semana, a Associação Paranaense de Cultura (APC) ‑ uma das organizações agremiadas ao Grupo Marista, anunciou oficialmente ter deixado em 28 de abril último a gestão da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, após quase duas décadas. Esta administração, que contempla o Hospital Santa Casa de Curitiba, a Clínica Psiquiátrica UNIICA (Unidade Intermediária de Crise e Apoio à Vida, o antigo Psiquiátrico Nossa Senhora da Luz) e Hospital e Maternidade Alto Maracanã (Colombo), passou à responsabilidade da Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar.
Nesta quinta-feira, 4 de maio, duas missas em ação de graças foram agendadas para celebração na capela da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, o mais antigo hospital de Curitiba e que neste mês está completando 137 anos, marcando a sucessão na gestão pela Ordem de São Camilo de Lelys e seu braço civil, a Pró-Saúde. O celebrante dos eventos religiosos é dom João Bosco Oliver, arcebispo emérito de Diamantina, a convite dos camilianos e da Organização Social Pró Saúde.
A nota da APC
“Após quase duas décadas de bons serviços de saúde prestados à população de Curitiba e Região, a Associação Paranaense de Cultura deixa a gestão da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, assumida em 27/4 pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar. A gestão contempla o Hospital Santa Casa de Curitiba, UNIICA e Hospital e Maternidade Alto Maracanã.
A instituição, de caráter católico e filantrópico, é considerada uma das maiores instituições de gestão de serviços de saúde e administração hospitalar do País, o que garante a manutenção dos bons serviços de saúde prestados à população de Curitiba e Região. Não haverá mudanças na estrutura ou especialidades oferecidas, assim como serão mantidos o quadro de colaboradores assistenciais e as atividades acadêmicas realizadas.
A atuação do Grupo na área de saúde será focada no Hospital Universitário Cajuru, com atendimento 100% SUS, e no Hospital Marcelino Champagnat, referência em procedimentos de média e alta complexidade. As operações das duas unidades permanecem inalteradas.”
História
A construção do Hospital de Caridade da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba teve início em 1866 A inaugurado pelo Imperador Dom Pedro II ocorreu somente no dia 22 de maio de 1880. Inicialmente com 160 leitos, podia ser considerado um grande hospital, e foi por muitos anos, o único hospital de Curitiba. Em 1912, a Universidade do Paraná, mais tarde federalizada, promoveu o Hospital de Caridade e o Psiquiátrico a hospitais de ensino, que abrigaram também os estudantes da Faculdade de Ciências Médicas a partir de 1956.