20/12/2015
Revista digital inclui ainda artigos dos presidentes do CFM e CRM-PR e do conselheiro Donizertti Giamberardino Filho
A edição nº 128 da revista Arquivos, do Conselho Regional de Medicina do Paraná, já está disponível no Portal em suas versões digital e científica. A publicação, que se refere ao último trimestre de 2015 (outubro a dezembro), traz entre os artigos especiais a monografia vencedora da 26ª edição do concurso do CRM-PR, que este ano teve como tema central “O parto: como harmonizar ciência e ética”. O trabalho, com título “Maiêutica do homem – a obstetrícia à luz da ética", é de autoria da médica Carolina de Souza Ribeiro Vitorasso. A monografia premiada em segundo lugar e outras duas que ganharam menção honrosa serão publicadas em edições futuras da revista.
Outros artigos especiais que enriquecem a edição 128 da Arquivos são “Contra a cultura da impunidade”, ade autoria do presidente do CFM, Carlos Vital Tavares Corrêa Lima; “Viver da Medicina ou para a Medicina?”, do conselheiro Donizetti Dimer Giamberardino Filho, também representante do Paraná no CFM; e “Carreira de médico de Estado e a luz que se acende como suporte ao SUS”, do presidente do CRM-PR, Luiz Ernesto Pujol.
A revista digital traz ainda orientação do CFM sobre a prevenção e a vacinação contra o HPV e resoluções sobre uso da internet e redes sociais para divulgar atividades médicas, serviço de consulta automatizada de informações públicas e critérios para direção técnica de unidades públicas de saúde e registro nos Conselhos. Pareceres do CFM também tratam da vedação de gravação de procedimentos cirúrgicos para fins de auditoria e a autonomia profissional em atos de ginecologia e obstetrícia.
A Arquivos que encerra o exercício também inclui o índice remissivo de artigos e autores publicados em 2015, além da história do médico Arnoldo Chiminazzo Boscardin, um dos pioneiros do sanitarismo, no Museu da Medicina, de autoria do Prof. Ehrenfried Othmar Wittig.