29/08/2019
Até 17h30h, com todos os votos apurados, chapa 1 teve aproximadamente 60% dos votos válidos e a chapa 2 tem 40%; Formalização da ata retardou homologação do resultado
Às 17h30 desta quinta, a apuração final indicava a confirmação de 15.293 envelopes válidos e 519 inválidos, além de 6142 considerados inaptos (que não serão contabilizados). Do total de votos válidos, praticamente 60% deles (8.717) foram conferidos à chapa 1 e outros 40% (5.837) à chapa 2. Os brancos (280), nulos (436) e inválidos (42) somaram aproximadamente 5% dos votos globais.
A estimativa da comissão eleitoral até aquele momento era de que o sufrágio seria concluído até o início da noite, após resolvida questão levantada pela chapa 2 antes da formalização da ata com homologação da chapa vencedora pela comissão, ficando para ratificação pelo Conselho Federal de Medicina. A partir desta sexta (30), ainda, estará disponível no Portal de Serviços o formulário para justificativa de ausência no pleito.
A posse dos representantes do Paraná no CFM ocorre em outubro, em mandato que se estenderá por cinco anos, até setembro de 2024. A chapa 1, denominada “Ética e Respeito”, é composta por Donizetti Dimer Giamberardino Filho (CRM-PR 5.647), candidato a conselheiro efetivo, Alcindo Cerci Neto (CRM-PR 16.282), candidato a suplente. A chapa 2, “Projeto Dignidade Médica”, é integrada por Romualdo José Ribeiro Gama (CRM-PR 25.231), candidato a conselheiro efetivo, e Walter Marcondes Filho (CRM-PR 4.018), candidato a conselheiro suplente.
Todas as informações sobre o pleito, inclusive com o perfil dos candidatos e as propostas de suas chapas podem ser conferidas no Portal das Eleição 2019. Dúvidas devem ser dirimidas pelo e-mail eleicoes@crmpr.org.br ou pelos telefones (41) 3240-4098 / 7808.
A apuração ocorre na sede do CRM-PR, em Curitiba, e, como em anos anteriores, está sendo feita pelos colaboradores do Conselho, sob supervisão dos membros da Comissão Eleitoral e fiscais das chapas concorrentes.
Justificativa
O médico que não votar poderá justificar o motivo de impedimento até 60 dias após o encerramento da votação (até 27 de outubro de 2019). Caso contrário, será aplicada a multa prevista em lei, de acordo com o Art 6º, §1º, da Resolução CFM nº 2.182/2018.
O médico que possui inscrição em mais de um CRM deverá votar em pelo menos um deles, conforme estipula o Art 6º, §2º da Resolução. Neste caso, se votar somente no outro CRM em que possua inscrição e não no Paraná, será necessário o preenchimento do formulário, informando que votou em outro estado.
O voto para o médico com mais de 70 anos é facultativo e, portanto, não há necessidade de justificativa de voto.
Como justificar: o formulário estará disponível no Portal de Serviços do CRM-PR a partir das 17h do dia 29/08/2019.
Comprovante de voto: após o resultado da apuração, o comprovante de votação estará disponível no Portal de Serviços do CRM-PR (menu "Declarações e Certidões" > "Certidão Eleitoral") para os médicos que votaram e para os que justificaram o voto.
Atualize seu cadastro
É dever do médico manter seus dados cadastrais atualizados no Conselho. Essa conferência e/ou atualização pode ser facilmente feita no Portal de Serviços, onde também é possível emitir declarações, certidões, 2ª via de documentos e fazer registro de especialidade.
Manter dados de contato como telefone, e-mail, endereço residencial e comercial atualizados é obrigação do médico e possibilita também o recebimento de informativos, boletins eletrônicos e SMS com divulgação de eventos de Educação Médica Continuada, publicações e informações de interesse da classe, seja para o dia a dia da profissão como para conhecimento e interação com os colegas.
Em caso de dúvida entre em contato pelo e-mail protocolo@crmpr.org.br ou pelo telefone (41) 3240-4000.