11/09/2007

Anvisa informa sobre medicamentos



A Agência Européia de Medicamentos (EMEA) emitiu um informe que recomenda o cancelamento do registro de todos os produtos contendo veraliprida. A agência tomou esta decisão por uma sugestão do Committee for Medicinal products for Human Use (CHMP) que afirmava que os riscos da veraliprida no tratamento de episódios agudos de calor associados com a menopausa em mulheres são maiores que os benefícios. A empresa Sanofi-Aventis divulgou carta aos profissionais de saúde informando a retirada do medicamento AGREAL (veraliprida) em todos os países onde ele é comercializado. O alerta SNVS/Anvisa/GFARM n.º 2/20078 e a carta da indústria estão disponíveis no site da Anvisa.

A Boehringer-Ingelheim do Brasil Química e Farmacêutica Ltda., fabricante dos medicamentos Silomat Xarope, Silomat Solução Oral, Silomat Plus Xarope, e Silomat Plus Soilução Oral, decidiu voluntariamente recolher esses produtos do mercado brasileiro. Esta decisão foi tomada a partir de resultados de estudos experimentais e de um estudo clínico realizado em voluntários sãos, realizado pela empresa, que mostraram um risco de prolongamento do intervalo QT no eletrocardiograma após a administração do clobutinol. Tal alteração potencialmente pode levar a alterações graves do ritmo cardíaco. O recolhimento já foi comunicado à Anvisa, que solicitou à empresa uma série de informações adicionais às que já possui, inclusive os resultados dos referidos estudos. Após a avaliação desses dados, a agência adotará as medidas cabíveis quanto aos demais medicamentos contendo clubutinol comercializados no país. A Anvisa divulgou em informe técnico, que está disponível em no site.

A Gerência de Farmacovigilância em conjunto com as áreas de Inspeção e Registro da Anvisa, com a Secretaria de Vigilância em Saúde e Departamento de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, alertam para a possível formação, por uma dinâmica ainda não conhecida, de material particulado visível em algumas ampolas do medicamento antimoniato de meglumina, ampolas de 5ml, proveniente de compostos metálicos da formulação. Neste momento não há evidências de que a formulação desse particulado visível possa acarretar danos em seres humanos. No entanto, é recomendável que antes da administração da solução injetável, realize-se uma inspeção visual para a identificação de material particulado interno à ampola ou variação dos aspectos físicos do produto. Mais informações podem ser encontradas no Informe SNVS/Anvisa/GFARM n.º 9/2007.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios