01/08/2017

Anunciados vencedores do Prêmio Literário Prof. João Manuel Cardoso Martins

Obras do médico Igor Interliche foram premiadas em 1.º e 2.º lugares no concurso da Sociedade de Reumatologia

clique para ampliar>clique para ampliarProf. Sergio Kowalski, Jânio Barboza, Marco Rocha Loures e Antonio Ribas. (Foto: Estela Regina Klosoviski/SPR)

 Durante as atividades da XIII Jornada Paranaense de Reumatologia, realizada em Curitiba no último fim de semana, foram anunciados os vencedores do Prêmio Literário Nacional Professor João Manuel Cardoso Martins. A premiação ocorreu na noite de 28 de julho. Igor Thiago Xavier Interliche, reumatologista de Ourinhos (SP) e delegado do Cremesp, foi premiado em primeiro e segundo lugares, sendo representado pelo colega Jânio Barboza, que recebeu os troféus.

Na edição de 2016, o Dr. Igor Interliche já tinha conquistado o segundo lugar e neste ano participou com três trabalhos, sendo premiados os titulados “19 de março” e “Primeiro dia de aula”. Sergio Cândido Kowalski, Professor Adjunto de Reumatologia da Universidade Federal do Paraná, foi o premiado em terceiro lugar neste ano, com a obra “Meta forma”.

Fatos do cotidiano estão entre as temáticas mais abordadas pelo vencedor do certame, médico escritor que destaca a observância do dia a dia de modo a buscar inspiração. “A inspiração vem, muitas vezes, de pequenas coisas que observo no dia a dia, e, assim passo para o papel como forma de aliviar a mente. Escrever tem sido um ótimo passatempo desde que descobri o gosto pela leitura, ainda muito jovem. Apresentar aos colegas de profissão esses escritos, isso sim, é novo. Foi uma surpresa concorrer novamente e ganhar em dose dupla neste ano”, destaca o Dr. Igor.

O colega de profissão, Jânio Barboza, que esteve presente no evento,foi quem recebeu os prêmios. A entrega foi feita pelo presidente da Sociedade Paranaense de Reumatologia, Marco Rocha Loures e pelo diretor tesoureiro da entidade, Antonio Ribas, que é também o idealizador do concurso.

Sobre o prêmio

O concurso de abrangência nacional elaborado pela Sociedade Paranaense de Reumatologia (SPR) no ano de 2014 ‑ em memória do reumatologista que dá nome ao prêmio ‑ é realizado anualmente e tem o intuito de despertar a verve literária dos participantes por meio de obras não científicas, além de revelar talentos das sociedades regionais.

Os inscritos participaram usando pseudônimos e inscreveram trabalhos inéditos em forma de crônicas, sátiras, minicontos e historietas. Os escritos de temática livre foram avaliados por uma comissão julgadora, e, a qualidade gramatical, recursos de articulação, estrutura e conteúdo, além da criatividade foram os itens classificados para a escolha dos ganhadores.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios