10/10/2024

Ação do CRM-PR conduz esteticista à delegacia em Paranacity, no Noroeste do estado

O Conselho Regional de Medicina do Paraná em conjunto com a Vigilância Sanitária e apoio da Polícia Civil atuou na última semana em caso de denúncia de esteticista sem formação na área da saúde que estava realizando procedimentos invasivos como endolaser e lipoaspiração com seringa

clique para ampliarclique para ampliarNa fiscalização foram apreendidos produtos como seringas, agulhas, cânulas cirúrgicas, produtos anestésicos e medicamentos restritos da área médica. (Foto: CRM-PR)
O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), através do Departamento de Fiscalização do Exercício Profissional (Defep), em parceria com a Vigilância Sanitária (VISA) e apoio da Polícia Civil (PC), realizou na última semana ação de fiscalização em defesa do ato médico, no noroeste do Paraná, no município de Paranacity.

A atuação visa combater o exercício ilegal da Medicina, um dos principais focos da atual gestão da autarquia (2023-2028), e consequentemente, promover a saúde e a segurança da população.

Como resultado da ação uma esteticista, sem formação alguma na área da saúde, foi conduzida à delegacia para prestar depoimento por exercício ilegal de profissão regulamentada. No ato foi realizado boletim de ocorrência, a investigada assinou termo circunstaciado e irá responder inquérito policial.

clique para ampliarclique para ampliarTambém foram encontrados no local onde a esteticista atendia medicamentos que podem causar reações anafiláticas e até mesmo paradas cardíacas. (Foto: CRM-PR)
Na clínica foram encontrados produtos como seringas, agulhas, cânulas cirúrgicas, produtos anestésicos e medicamentos que podem causar reações anafiláticas e até mesmo paradas cardíacas. A suspeita é que a mulher realizava procedimentos estéticos invasivos em clientes, como endolaser, acupuntura e lipoaspiração com seringa.
 
Fiscalização na atuação de optometristas

O CRM-PR, por meio do DEFEP, também fiscalizou na região a invasão na área da oftalmologia, com ações em Paiçandu no âmbito da optometria.

Para receber denúncias o Conselho possui uma Comissão de Defesa do Ato Médico.



Conheça os canais de atendimento:
E-mail: defesadoatomedico@crmpr.org.br
Telefone/WhatsApp: (41) 98405-8373
Instagram: @defesadoatomedicocrmpr

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios