23/10/2017
Solenidade ocorreu no dia 20; posse da nova diretoria vai ocorrer na noite de 24 de novembro, na AMP
A Academia Paranaense de Medicina realizou na noite de 20 de outubro sessão solene de posse de novos acadêmicos honorários. Passaram a integrar a APM os Drs. Alceni Angelo Guerra, Gilmar Mereb Chueire Calixto, José Candido Muricy, Jonatas Reicher e Luiz Antônio Munhoz da Cunha. A solenidade teve grande prestigiamento dos pares e das entidades médicas. O CRM-PR esteve representado. A vice-governadora Cida Borgheti também esteve presente.
A Academia vai promover em 24 de novembro, na sede da Associação Médica, o seu jantar comemorativo de natal e também a posse da nova diretoria para o biênio 2017/2019. Tomará posse o acadêmico Avelino Ricardo Hass, que sucede ao Dr. Aristides de Athayde Neto. A cerimônia terá ainda a saudação de fim de ano pelo acadêmico Prof. Dr. Miguel Ibraim Abboud Hanna Sobrinho e a homenagem ao Prof. Dr. Júlio Cesar Pisani. O acadêmico Renato Araújo Bonardi fará a reverência.
Os novos acadêmicos
» Alceni Angelo Guerra: graduado em medicina pela UFPR em 1972, com pós-graduação em pediatria. Foi ministro da Criança e de Estado da Saúde, além de deputado federal por três gestões.
» Gilmar Mereb Chueire Calixto: graduado pela Católica, é especialista em Clínica Médica, Medicina do Trabalho, Pneumologia, Cardiologia e Geriatria e Gerontologia. Professor da PUCPR na disciplina de Geriatria e Gerontologia, em graduação e pós-graduação, e professor da Residência Multiprofissional em Gerontologia
» José Candido Muricy: formado pela faculdade de Medicina da UFPR em 1968, com especialidade em cirurgia plástica. Foi vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. A história da família Muricy na medicina é uma das mais antigas de Curitiba e está na terceira geração iniciada pelo bisavó, do qual herdou o nome.
» Jonatas Reichert: graduado em 1974 pela UFPR, com residência em Cirurgia Torácica, Pneumologia e Medicina do Trabalho. Preside desde 2010 a Associação Paranaense Contra o Fumo.
» Luiz Antônio Munhoz da Cunha: graduado em medicina pela UFPR em 1975, fundador da Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica e seu presidente e também foi 1.º vice-presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e traumatologia, além de conselheiro do CRM-PR. Professor titular do departamento de cirurgia do Hospital de Clínicas da UFPR.