19/04/2016
CRM-PR esclarece que demora no registro dos aprovados no Revalida se deve à lentidão no envio dos diplomas pelas instituições que realizam a prova
O Conselho Regional de Medicina do Paraná tem recebido frequentes questionamentos de médicos formados no exterior sobre a demora para obter seus registros junto ao CRM-PR, mesmo após apresentar o certificado de aprovação na prova do Revalida.
Há que esclarecer: o registro profissional nos Conselhos de Medicina está condicionado ao Registro do Diploma obtido no exterior após o Revalida, efetuado por instituição de Ensino Superior brasileira. Essas instituições, porém, demonstram burocrática morosidade no envio dos diplomas originais, o que impede que os Conselhos de Medicina possam efetuar o registro destes diplomas e consequente registro do profissional com a presteza desejada.
Com base nisso e no fato de que muitos destes médicos se veem impossibilitados de trabalhar ou mesmo de iniciar cursos de residência e especialização, o CRM-PR tem insistido agilidade do envio dos diplomas pelas instituições que realizam o Revalida.
Diante dos fatos acima relatados, rogamos o entendimento de que a demora independe da vontade do Conselho.