28/04/2008
A Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP lançou nesta segunda-feira, 28, aos associados a sua nova identidade visual e o seu novo portal eletrônico da associação. A nova marca da ABP mantém o símbolo representativo das áreas associadas ao estudo da psique: a letra "psi" do alfabeto grego. O novo desenho inserido nas cores da bandeira brasileira ressalta o Brasil como nação. A mudança traz personalidade e maior versatilidade para uso, sem dispensar a simplicidade para uma boa assimilação.
Nova identidade visual
O objetivo é representar a mudança que está sendo realizada na Gestão 2007 – 2010, bem como associar a modernização e padronização visual da nossa Associação, com o lançamento de novos produtos e serviços para os associados.
Com base nessa imagem, foram desenvolvidos os logotipos do ABP Comunidade e do PEC-ABP. O primeiro utiliza um recorte do logotipo original para representar o bem-estar, objetivo maior do Programa. O segundo busca integrar a nova identidade ao pioneirismo do PEC, com a representação de um mouse de computador.
Toda a comunicação on-line e impressa da ABP terá nova identidade a partir do lançamento do site, previsto para o dia 28. A logomarca será utilizada por todas as federadas em suas próximas publicações (jornais, revistas, internet) e também no material de papelaria que possa vir a ser produzido.
Novo site
Além do novo layout, a mudança mais significativa é a divisão do site por áreas de interesse. Quando o usuário digitar o endereço www.abpbrasil.org.br, visualizará uma página em que deverá escolher o portal que deseja acessar: ABP Classe Médica, ABP Comunidade, Congresso ABP, PEC-ABP ou Sala de Imprensa.
Médicos
No portal destinado à classe médica, serão disponibilizados novos serviços, tais como: Psiquiatra em formação (sobre o programa de acompanhamento de residentes e recém-formados no CBP); Revista Casos Clínicos (publicação on-line destinada à apresentação e discussão de casos); Canal Acadêmico (espaço para divulgação de cursos de especialização indicados pela ABP); Indicador Profissional On-line (com informações de contato dos profissionais que autorizarem sua divulgação); Cultura e Comportamento (para divulgação de temas culturais: críticas, crônicas, memórias e sugestões); Fornecedores (informações sobre os processos de tomada de preço e banco de dados de fornecedores); Tesouraria e cobranças (serviço de pagamento on-line e contato com a tesouraria da ABP); Diretrizes (espaço reservado para os documentos produzidos pelo corpo técnico da Associação); Rede do Bem (sobre sustentabilidade, com ações que podem ser implantadas pelos associados); e Campanhas (sobre ações institucionais para o público geral e para os psiquiatras).
Comunidade
No site dedicado à comunidade, as principais novidades são os conteúdos em vídeo da TV ABP (Canal Bem Estar) e a Agência Saúde Mental, que disponibilizará reportagens em áudio e textos para uso dos veículos de comunicação cadastrados. O portal terá também um espaço específico para o programa Psiquiatria para uma Vida Melhor, que em 2008 terá uma atividade nacional em Brasília, paralelo ao Congresso Brasileiro de Psiquiatria e uma programação regional já para o primeiro semestre do ano.
Congresso
O Congresso Brasileiro de Psiquiatria também terá um site específico a partir do dia 28, com entrevistas e novidades sobre a programação do evento.
PEC
O site do Programa de Educação Continuada - PEC continuará com as aulas em vídeo e terá seu design reformulado, para acompanhar a mudança dos outros portais. Com novo sistema em Web 2.0, o PEC ABP terá melhor desempenho de acesso, tornando o sistema mais ágil e com a novidade de vídeos em Hi-Definition (opção de exibição de vídeo com tela cheia sem perda de qualidade na imagem). O usuário tem a mesma qualidade exibida em uma televisão, além do novo player com contagem de tempo.
Outras novidades
A ABP desenvolveu o software "Sistema Assistente Eletrônico do Psiquiatra" para a administração digital do consultório de seus associados. O sistema básico em primeira versão é o único sistema brasileiro adaptado para a realidade do psiquiatra e será enviado gratuitamente aos associados no início do mês de maio.
Cartilha de Saúde Mental e Direito Humanos
Fruto da parceria entre as organizações Centro de Direitos Humanos - CDH, a Associação Brasileira de Amigos, Familiares e Portadores de Esquizofrenia - ABRE e a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, a cartilha tem como objetivo difundir noções gerais sobre direitos humanos relativos à área de saúde mental, de forma clara e acessível.
Campanha Valorização do Médico Psiquiatra
Folheto explicativo sobre o que faz um psiquiatra e como se dá sua formação profissional, além de informações breves sobre os principais transtornos mentais, que se somarão a outras ações.
Confira estas e outras novidades no portal da ABP: www.abpbrasil.org.br