26/01/2022
Comemoração ocorre neste 28 de janeiro. Cidade Alta, como é conhecida, tem pelo menos 229 médicos residentes e com cadastro ativo, dentre eles o Dr. Fahed Daher, que completou 95 de idade e 69 de formado
Neste 28 de janeiro, as congratulações do Conselho de Medicina do Paraná vão para os médicos, gestores e servidores públicos e todos os demais cidadãos de Apucarana, que está completando 78 anos de emancipação. Com seus mais de 137 mil habitantes, é a 13ª cidade mais populosa do Paraná. A Cidade Alta ou Capital Nacional do Boné, como é conhecida, acolhe atualmente pelo menos 229 médicos residentes ativos e conta também com a Representação Regional do CRM-PR.
O nome da cidade tem origem tupi-guarani, usado pelos índios guaianases, e significa “semelhante à própria floresta”. A região foi projetada em 1934 pela Companhia de Terras Norte do Paraná, que colonizou a região. No ano de 1938 foi elevada à categoria de vila e em 28 de janeiro de 1944 à de município, sendo seu primeiro prefeito o coronel Luís José dos Santos. O médico Carlos Alberto Gebrim Preto, o Beto Preto, atual secretário de Estado da Saúde do Paraná, não apenas é cidadão apucaranense como foi o prefeito da cidade no período de 1° de janeiro de 2013 a 1° de janeiro de 2019, quando foi sucedido pelo vice Sebastião Martins Junior, depois foi reeleito.
Importantes expoentes da Medicina ajudaram no desenvolvimento de Apucarana, com efetiva contribuição aos indicadores sociais, de saúde e educação. Dentre esses personagens aparece o oftalmologista e otorrinolaringologista Fahed Daher (CRM-PR 1.517), um dos pioneiros da cidade, onde chegou em 1962, levado pelo irmão também médico Nagib Daher (CRM-PR 1.519), já falecido. Em dezembro último, na passagem de seus 95 anos de idade e 69 de formado pela Universidade Federal do Paraná, o Dr. Fahed mereceu uma reportagem especial do Conselho de Medicina, que pode ser conferida AQUI.
Ao reverenciar os pioneiros, muitos deles distinguidos com o Diploma de Mérito Ético-Profissional pelo CRM-PR na passagem dos 50 anos de formados, citamos os nomes dos que constam dos arquivos com número de registro mais antigos: Agostinho Artur de Queiroz Pereira, André Celso Szpak, Carmem Sylvia Ribas Macuco, Eraldo Dias da Mota, Eros de Camargo Pacheco, Francisco José do Monte Lima. Hazuhuko Yamamoto, Hélio Martinez Cebrian, Jaime de Barros Silva, Kazuhiko Yamamoto, José Eduardo Rúpolo, José Pazelo, José Ramon Sanches Junior, Leopoldo Kazuo Soejima, Maria Armanda P da S. C. Queiroz Pereira, Marcos Esmanhotto Neto, Massayoshi Tatesuzi, Moacyr Mascaro, Minos Felippu, Olidio Vaz Primo, Osmundo Pereira Saraiva, Osmundo Pereira Saraiva, Romana Chorosnicki Domingues, Romeu Milani e Stenio Alvarenga.
O CRM-PR também presta homenagem a todos os médicos que tanto contribuíram para os indicadores de saúde e sociais e, ainda, do próprio desenvolvimento de Apucarana. Dentre eles, o ortopedista Massayoshi Tatesuzi, que faleceu em 2021 vítima da Covid; o oftalmologista Pedro Seiji Hirata, falecido em 2019, o gineco-obstetra Jaime de Barros Silva e ainda o Dr. Eros de Camargo Pacheco, que hoje nomeia uma das unidades de saúde da cidade.
Representação Regional
A presença mais efetiva do CRM-PR em Apucarana data de 1998, quando foi criada a então Delegacia do Vale do Ivaí, inclusive com sede física. Atualmente, com sede virtual, a Representação Regional é integrada pelos Drs. Artur Palú Neto (diretor), Osmar Yoshiyuki Sigueoka (vice-diretor), Sérgio Seidi Uchida (secretário), Caroline Cilião, Karla Sayuri Tatessuji, Leonardo Marchi, Newton Benevenuto, Pedro Elias Batista Gonçalves, Pieker Fernando Migliorini e Rafael Mauricio Beletato.