21/10/2013

A homenagem do Conselho aos exemplos éticos da Medicina

Solenidade ocorreu no último sábado, na Casa do Médico. Confira as fotos

clique para ampliar>clique para ampliarNeste ano, 48 médicos foram homenageados. (Foto: Luiz Augusto Costa)

O Conselho Regional de Medicina do Paraná realizou na noite de 19 de outubro, sábado, a sua tradicional solenidade alusiva ao Dia do Médico. O evento ocorreu na sede da Casa do Médico, em Curitiba, tendo em destaque a entrega do Diploma de Mérito Ético-Profissional e a Estatueta da Medicina a 48 médicos que completaram 50 anos de atividades cumpridas de forma exemplar, bem como a homenagem da Medalha de Lucas – Tributo ao Mérito Médico e a premiação do 24.º Concurso de Monografia sobre Ética Médica, Bioética e Profissão Médica.

A abertura da cerimônia ocorreu após 19h, compondo a mesa diretora para as boas-vindas aos presentes o presidente do CRM-PR, Maurício Marcondes Ribas, o representante do Conselho Federal de Medicina, Gerson Zafalon Martins, o presidente da Associação Médica do Paraná, João Carlos Baracho, e o presidente da Academia Paranaense de Medicina, Hélio Germiniani. A médica e cantora Sandra Ávila conduziu a execução do Hino Nacional e, depois, fez o encerramento da solenidade com a jam session “Momento Jazz Brasil”, acompanhada do maestro Fernando Montanari (no piano), e dos músicos Glauco Solter (no baixo) e Rogério Leitum (no trompete).

Dentre os 48 médicos distinguido com o Diploma de Mérito Ético, 11 não puderam comparecer ou estiveram representados. Os com filhos médicos receberam dos mesmos as comendas, caso do Dr. Olídio Vaz Primo, que teve o diploma entregue por três dos quatro filhos que seguiram seus passos na Medicina, os drs. Cláudia Regina Sanches Vaz, Carlos Eduardo Sanches Vaz e Sérgio Luiz Sanches Vaz. Também recebeu a homenagem das mãos de três dos seus quatro filhos médicos, Dra. Tatiana Sabedotti e Drs. Antonio Pedro e Giocondo Sabedotti, o Dr. Valdir Sabedotti, de Ponta Grossa. E o casal médico Niwde Maria Castelo Branco Vidal e Willian Wilson Vidal, que comemorou junto o Jubileu de Ouro, recebeu o Diploma e a Estatueta das mãos do presidente do CRM-PR.

clique para ampliar>clique
            para ampliarEntrega da Medalha de Lucas (Foto: Luiz Augusto Costa)

O oftalmologista Antonio Lucio Duarte, 67 anos e formado pela UFPR em 1970, foi distinguido com a Medalha de Lucas – Tributo ao Mérito Médico em reconhecimento ao seu trabalho médico-social. Pioneiro em sua especialidade em Francisco Beltrão, onde reside desde o ano seguinte à formatura, o médico participou da fundação de 23 APAEs no Paraná, incluindo a escola Mundo Colorido, a qual preside e tem hoje quase 380 alunos. Antes dele, somente 11 personalidades tinham sido contemplados com a honraria, incluindo a Dra. Zilda Arns Neumann, de saudosa memória.

"Estamos fazendo aquilo que todos os médicos deveriam fazer, a parte social", disse ao citar o projeto Olho no Olho. Sobre sua contribuição aos projetos com a Apae, contou que na década de nascer, ao nascer seu filho com síndrome de down, procurou estrutura e não encontrou. "As crianças eram ocultas, marginalizadas. Na Apae elas recuperam a cidadania, que é um direito delas. Hoje passo na rua e as pessoas dizem, 'lá vai o pai do Lucinho'. Isso é o reconhecimento do trabalho de resgate dessas crianças". 

Antonio Lucio Duarte recebeu a medalha pelas mãos do seu irmão José Duarte Junior, também médico e parceiro em atividades voluntárias, e do presidente do Conselho, Maurício Marcondes Ribas. Outros familiares do homenageado prestigiaram a cerimônia, incluindo sua esposa e o filho Lucinho, que o inspirou na fundação de escolas voltadas à atenção de crianças portadoras de necessidades especiais.

Confira as fotos da cerimônia.

Prêmio de monografia

clique para ampliar>clique para ampliarA estudante Kamila Alves (2º lugar) e a advogada Soeli Dienstmann (vencedora do Concurso) (Foto: Luiz Augusto Costa)

O tema deste ano do concurso de monografia, em sua 24.ª edição, foi “Privatização na Saúde Pública: qual o futuro dos princípios de equidade, universalidade e integralidade do SUS”. A comissão julgadora foi integrada pelos conselheiros Donizetti Giamberardino Filho e Monica De Biase Wrigth Kastrup, Sérgio Bruno Bonatto Hatschbach, representante da Academia Paranaense de Medicina, advogado Marcelo Lopes Salomão, da Associação Médica do Paraná, e Sérgio Augusto Munhoz Pitaki, presidente da Sobrames.

A vencedora do concurso foi a advogada Soeli Teresinha Schilling Dienstmann, residente em Novo Hamburgo (RS). Recebeu o diploma e o prêmio do presidente do Conselho e do vice Luiz Ernesto Pujol, na ocasião representando a AMP. A estudante de enfermagem Kamila Alves teve seu trabalho selecionado em segundo lugar. Maurício Marcondes Ribas e o presidente da Academia, Hélio Germiniani, entregaram o prêmio. A monografia de autoria da médica e escritora Sônia Wendt Nabarro, residente em Campinas (SP), foi distinguida com menção honrosa. Ela não pode comparecer à solenidade e justificou ausência.

Fala do Presidente do CRM-PR

Confira a fala do presidente do Conselho de Medicina, Maurício Marcondes Ribas, na saudação na passagem pelo Dia do Médico:

“Parabéns Médicas e Médicos! Esta é uma noite especial para nós, médicos. A mais aguardada do ano, quando o assunto é falar sobre dignificação da Medicina. E isso é o que mais gostamos e que tanto nos orgulha. Afinal, nesta Casa do Médico, berço da ética, nos é dada a honra da presença de legítimos expoentes dos valores hipocráticos. Cada um com a sua história trilhada ao longo de meio século, enfrentando desafios de toda ordem. Mas todos com um mesmo destino, onde habita a certeza de dever cumprido, a certeza de que valeu a pena ser médico.

Mais que pioneiros, pois muitos se lançaram às regiões ainda inóspitas do nosso interior, são heróis que enfrentaram as doenças e as incertezas sem se desviar dos preceitos éticos, respondendo com respeito, justiça e solidariedade ao chamamento de nossa gente.

São exemplos de vida e de profissão que queremos aqui aprender e que sejam irradiados aos jovens que se iniciam na profissão. Ou nossos filhos e netos que buscam luz para escolha de seus caminhos, sejam quais forem.

Estava a pensar: 50 anos para receber o reconhecimento público do órgão de classe? É, Medicina é assim. Difícil em todos os sentidos. Nos condoemos o tempo todo com o sofrimento alheio. E com a incompreensão alheia. Mas o que nos move é o manto da gratidão silenciosa que nos cobre sem hora pra ir, sob a convicção de dever cumprido no assistir, no tratar, no confortar. São estes exemplos, que aqui estão hoje, os semeadores permanentes de um amanhecer de humanidades, mantendo acesa a chama de esperança no coração das gerações futuras de médicos.”

Os homenageados com Jubileu de Ouro

Confira a relação de homenageados deste ano no CRM-PR:

Dr. Agamemnon Newton Paduan (CRM 1.420)
Dr. Alexandre Sech (CRM 1.469)
Dr. Aramis Sergio Ribeiro (CRM 1.484)
Dr. Arnaldo Dumsch (CRM 27.079)
Dr. Artidoro Balarezo Moral (CRM 3.959)
Dr. Calixto Antonio Hakim Neto (CRM 1.405)
Dr. Carlos Alberto Do Amaral Viana (CRM 2.958)
Dr. Carlos Augusto Colonnese Pinto (CRM 1.718)
Dr. Claudio Eugenio Pozzobon (CRM 1.411)
Dr. Ervino Haupt (CRM 1.377)
Dr. Fernando Torre Renjel (CRM 2.988)
Dr. Francisco Martinez Cebrian (CRM 2.702)
Dr. Helio Hidetoshi Sakuragui (CRM 1.459)
Dr. Ismael Joao Andre Lago (CRM 1.387)
Dr. Ivan Teotonio Botelho (CRM 1.481)
Dr. João Adirson Ramos (CRM 1.388)
Dr. João Fernando Caffaro Gois (CRM 1.381)
Dr. João Teixeira De Magalhães (CRM 1.976)
Dr. Jose Adauto Teixeira Rocha (CRM 1.745)
Dr. José Carlos Bosso (CRM 1.488)
Dr. Jose Marcos Parreira (CRM 1.410)
Dr. Julio De Oliveira (CRM 1.937)
Dr. Julio Zavala Barrientos (CRM 2.379)
Dr. Lorgio Cuellar Cuellar (CRM 1.753)
Dr. Mauricio Faiguenblum (CRM 1.651)
Dr. Moriso Maruiti (CRM 1.758)
Dr. Munir Saif (CRM 1.597)
Dr.ª Nilda Tsuneko Nishimura Satake (CRM 1.445) “In Memoriam” – a homenagem foi recebida por sua filha, Dra. Milene Nishimura Satake Itikawa (CRM 12.898)
Dr.ª Niwde Maria Castelo Branco Vidal (CRM 2.038)
Dr. Olidio Vaz Primo (CRM 1.624)
Dr. Paulo Afonso Del Claro (CRM 1.764)
Dr. Rafael Dionisio Astete Mayorca (CRM 3.795)
Dr. Trajano Reis Vieira Cavalcanti Filho (CRM 1.406) “In Memoriam”
Dr. Valdir Sabedotti (CRM 1.392)
Dr. Waldomiro Luiz Rodrigues (CRM 1.475)
Dr. Willian Wilson Vidal (CRM 1.733)

Não puderam comparecer

A homenagem alcança ainda os seguintes médicos, que receberão oportunamente o Diploma de Mérito Ético-Profissional e a Estatueta da Medicina:

Dr. Aristobulo Antonio Costantini (CRM 6.817)
Dr. Eugenio Lapczak (CRM 1.473)
Dr. Fernando Schwanke (CRM 2.771)
Dr. Ilton De Souza Guerra (CRM 2.032)
Dr. José Alcindo Gil (CRM 2.229)
Dr. Miguel Hilu Junior (CRM 1.433)
Dr. Moacyr Mascaro (CRM 1.813)
Dr. Murilo Narciso (CRM 1.712)
Dr. Nelson Couto de Rezende(CRM 1.305) – a homenagem foi entregue ao seu filho, Sr. Nelson Couto de Rezende Júnior.
Dr. Raul Luiz Paternoster (CRM 1.477) – a homenagem foi entregue ao seu filho, Sr. Dante Paternoster Neto
Dr. Sérgio Marcos Teixeira Trunci (CRM 3.558)
Dr. Waldo Calderon Martinez (CRM 2.241)

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios