15/04/2014
Obra trata das descobertas da ciência nos últimos 100 anos
O século XIX trouxe avanços tecnológicos e industriais em diversas áreas. Uma, porém, ficou para trás: a Medicina. Ao redor do planeta, a mortalidade infantil alcançava taxas altíssimas e a expectativa de vida era baixa. Doenças diversas castigavam a população.
Mas o cenário mudou ao longo do século XX. A História do Século XX Pelas Descobertas da Medicina narra, de forma deliciosa, como médicos e cientistas lançavam mão de criatividade, coragem e raciocínio lógico para tornar os progressos possíveis. Experimentos desumanos, antiéticos, acaso e sorte também contribuíram para descobertas inesperadas e revolucionárias.
Ao longo de 22 capítulos, percorremos o caminho das principais descobertas médicas do século XX – e início do XXI, onde a mente humana foi uma das únicas ferramentas disponíveis. Narrado brilhantemente por Stefan Cunha Ujvari e Tarso Adoni notamos que, por trás de cada descoberta, há uma história – nem sempre sem vítimas ou imaculada, mas sempre narrada de forma instigante.
Sobre os autores
Stefan Cunha Ujvari é médico infectologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, graduado e pós-graduado pela Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo. É autor de livros relacionados à história da infectologia. Pela Editora Contexto publicou A história da humanidade contada pelos vírus e Pandemias: a humanidade em risco.
Tarso Adoni é médico neurologista graduado e pós-graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Chefe do serviço de neurologia do Hospital Heliópolis da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. É médico colaborador do departamento de neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.