05/06/2015
No Paraná o exame foi introduzido pelo médico neurologista e ex-conselheiro do CRM-PR, Ehrenfried Othmar Wittig
O Teste do Pezinho é um dos mais importante exames para detectar doenças que podem afetar o desenvolvimento de uma criança, pela ausência de sintomas e dificuldade de diagnóstico clínico. Conhecido também como triagem neonatal, o teste deve ser feito nos primeiros dias de vida do bebê, por meio da coleta de algumas cotas de sangue do calcanhar, o que permite identificar e pesquisar com total precisão alguns males, sendo que sua descoberta precoce facilita o tratamento. O exame se tornou obrigatório em todo o país em 1992 e é oferecido gratuitamente pelo SUS.
Dia Nacional
O principal objetivo da data é atuar na prevenção e, insistindo na informação, impedir a evolução de doenças graves no bebê. Isto significa evitar problemas sociais, econômicos e emocionais, bem como reduzir recursos especializados que o estado precisará colocar à disposição da pessoa com deficiência por toda a vida.
O Teste do Pezinho realiza a pesquisa para seis doenças: Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito, Fibrose Cística, Anemia Falciforme, Deficiência de Biotinidase e Hiperplasia Adrenal Congênita.
O Teste do Pezinho no Paraná
No Paraná o teste foi introduzido pelo médico neurologista e ex-conselheiro do CRM-PR, Ehrenfried Othmar Wittig, que atua até hoje como diretor do Centro de Pesquisas da Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional (FEPE). Foi fundador e primeiro presidente da Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal (SBTN), em setembro de 1999, tendo organizado seu primeiro congresso.
Fonte: CRM-PR com informações da FEPE.