O Conselho de Medicina do Paraná tem promovido atendimento itinerante e descentralizado nas Regionais para agilizar o processo
no Estado.
Passados sete meses do início do recadastramento obrigatório dos médicos brasileiros, 8.400 paranaenses já iniciaram o
processo de atualização cadastral - número equivalente à quantidade de inscritos na Capital. As Delegacias Regionais do Conselho
de Medicina do Paraná estão promovendo atendimento itinerante e descentralizado aos médicos para facilitar o deslocamento
dos profissionais e dar agilidade ao processo de recadastramento no Estado.
Como forma de incentivar os colegas, o Prof. Dr. Ruy Noronha Miranda, um dos fundadores do Conselho e integrante do primeiro
grupo de conselheiros, compareceu à sede de Curitiba no início do ano para iniciar o processo para obtenção da nova carteira
médica, a ser emitida pela Casa da Moeda do Brasil.
Dos 48% dos médicos que se recadastraram, mais da metade apenas preencheu o formulário on-line e não compareceu à sede
e Regionais do Conselho para assinatura da ficha de qualificação profissional e entrega de documentos e fotografia colorida.
A etapa precede a substituição da Carteira de Identidade, uniformizada e impressa na Casa do Moeda do Brasil, com elementos
de segurança que dificultam a falsificação. Dos médicos que já cumpriram as primeiras etapas do recadastramento, apenas 1.340
estão com a nova cédula de identidade - as demais estão disponíveis para retirada.
Desde a criação dos Conselhos de Medicina não havia sido realizado recadastramento nacional. Em novembro, o Conselho Federal
e os Regionais de Medicina deram a largada no processo de recadastramento obrigatório dos médicos brasileiros. A falta de
sincronia de informações devido à desatualização cadastral gerava problemas como a proliferação de falsos médicos, que faziam
uso de documentos de profissionais devidamente habilitados. Além disso, com referência de domicílio desatualizada e a falta
de indicação de endereço eletrônico, há sérios problemas de comunicação entre os Conselhos e os médicos. Hoje, cerca de dois
mil médicos paranaenses já tem a possibilidade de receber Boletins Informativos Eletrônicos a partir desta ação, que visa
ainda dar subsídios para conhecer melhor a distribuição dos profissionais no País e deverá auxiliar em pesquisas e estudos
estatísticos que permitam às entidades traçar o perfil e as necessidades dos médicos brasileiros.
COMO FUNCIONA
O processo de recadastramento passará por três etapas. A primeira é feita exclusivamente pela internet, a partir do preenchimento
de formulário em
href="http://recadastramento.cfm.org.br/crmcad" target="_blank">site, que ficará disponível até 11 de maio de 2010.
O processo é ágil e permite somente atualizar, complementar ou incluir informações, além de dispor de mecanismos para assegurar
a confidencialidade.
Na segunda etapa, o médico deverá comparecer à sede do Conselho de Medicina em Curitiba ou a qualquer uma das Delegacias
Regionais ou de Divisa existentes no Estado no mês de seu nascimento para assinar a ficha de qualificação profissional e entregar
cópia de documentos e fotografia colorida dentro das especificações determinadas, que são indispensáveis para a obtenção da
nova carteira.
A terceira e última etapa consiste em retirar a nova carteira médica. Cada profissional será informado tão logo o documento
esteja pronto para retirada.
Importante observar que apenas as inscrições primárias passarão pelo recadastramento, já que os dados serão filtrados
pelo CFM e transferidos para os Conselhos onde haja inscrições secundárias. Os médicos que se inscreverem a partir do início
do recadastramento estarão automaticamente adequados às normas do CFM e receberão a cédula definitiva.
IMPORTANTE
Ao selecionar uma área de atuação ou especialidade no formulário on-line, o médico deve ter certeza de que a especialidade
ou área de atuação está registrada perante o CRMPR, pois os dados incluídos ou os documentos anexados à ficha de qualificação
profissional não serão registrados automaticamente. Há necessidade que seja efetuado trâmite, por meio de requerimento próprio
disponível nas sedes ou pelo site do CRMPR, para registros de título de especialista, certificado de habilitação (área de
atuação) expedido por Sociedades de Especialidades reconhecidas pela CFM, ou certificado de conclusão de residência médica
reconhecida pela CNRM/MEC.
A Comissão de Qualificação Profissional do Conselho sugere que o médico que tenha dúvidas em relação aos registros acima
citados entre em contato com o Conselho por meio do telefone (41) 3240-4000 ou via e-mail
href="mailto:cqp@crmpr.org.br" target="_blank">cqp@crmpr.org.br.
As qualificações, área de atuação e características profissionais, como local de origem e de exercício profissional, deverão
auxiliar o CFM e Regionais em pesquisas e estudos estatísticos que permitam às entidades traçar o perfil e as necessidades
dos médicos do País.
Leia abaixo o que já saiu sobre o assunto no site do CRMPR
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