16/10/2015

18 de outubro: homenagem aos exemplos éticos no Dia do Médico

Conselho de classe reverencia profissionais que alcançaram 50 anos de profissão de forma íntegra

A homenagem a seleto grupo que alcançou 50 anos de exercício profissional de forma exemplar, sem qualquer mácula ética, integra as comemorações do Dia do Médico, neste 18 de outubro. Na solenidade que o Conselho Regional de Medicina do Paraná realiza na manhã de domingo em sua sede, em Curitiba, serão conferidos o Símbolo da Medicina e o Diploma de Mérito Ético-Profissional a 66 médicos que se formaram em 1965, muitos dos quais ainda continuam em plena atividade. A reverência pelo jubileu de ouro, numa tradição consolidada em três décadas, tem também função de estímulo aos jovens médicos para se espelharem nos exemplos éticos.

Dos profissionais distinguidos este ano, 37 são residentes na Grande Curitiba, outros nove em Londrina, três em Apucarana, outros três em Ponta Grossa e os demais em outras cidades. Duas das homenagens são in memoriam - otorrinolaringologista Lício Lélio Francisconi, de Londrina, e pediatra Waldir de Góes, de Cornélio Procópio, ambos falecidos em maio. O grupo inclui sete mulheres, precursoras de uma época em que o acesso à formação médica ainda privilegiava os homens. Hoje, nas estatísticas de ingresso aos cursos de Medicina o sexo feminino já prevalece e, entre os médicos ativos do CRM-PR, as mulheres já são quase 40% (8.701 de um total de 22.813 profissionais).

Entre os diplomados estão diversos professores, envolvidos na formação ou especialização de grande número de médicos. Dentre eles estão os hematologistas e hemoterapeutas Eurípides Ferreira e Fernando Lopes Martins, que compuseram a equipe que realizou há 36 anos, no Hospital de Clínicas da UFPR, o primeiro transplante de medula óssea no Brasil. O Prof. Ricardo Pasquini, que chefiava o serviço, foi homenageado pelos 50 anos de profissão em 2012. Também integram a relação de médicos a serem homenageados este ano Sérgio Fonseca Tarlé, ex-presidente da Academia Paranaense de Medicina, e Aristides de Athayde Neto, que passa a presidir a mesma instituição a partir de novembro.

Além dos que seguiram a docência, muitos médicos também se lançaram para o interior, ajudando no desenvolvimento de algumas regiões, então com precária ou nenhuma estrutura de assistência. A paixão pela Medicina também está presente entre os descendentes dos homenageados, alguns com cônjuge, filhos e até netos seguindo a profissão. A pediatra Neusa Ursulina Lucena Sanchez, de Ivaiporã, receberá as comendas ao lado dos dois filhos médicos e também do marido, Dr. Orlando Sanches, que no ano passado havia sido homenageado. Os radiologistas Guido Alfredo Villacencio Perez e Eduardo Zukovski, cada qual, tem três filhos médicos. A relação dos que têm dois filhos na profissão inclui os Drs. Keijiro Otta, Kazuhuko Yamamoto, Leopoldo Kajuo Soejima, Marcial Carlos Ribeiro, Mariza Helena Muarrek, Michederu Hatanaka e Lecy Ferreira Mattos.